COVEN

SEJAM BEM VINDOS, SIND WILLKOMMEN, SONO I BENVENUTI, ARE WELCOME, ER VELKOMMEN

segunda-feira, 1 de abril de 2013

DEUSA CIBELE



FESTIVAL DE CIBELE, A GRANDE MÃE

 
 Fonte de Cibele, na Plaza de Cibeles, Madrid, esculpida por Gutiérrez Arribas (deusa e carruagem), Robert Michel (leões) e Miguel Ximénez (adornos) (1780-1792)

Fonte imagem:http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20090715230851/fantasia/pt/images/4/4c/Cibeles.jpg 

Cibele ou Cíbele era uma deusa originária da Frígia. Designada como "Mãe dos Deuses" ou Deusa mãe, simbolizava a fertilidade da natureza, também conhecida como Deusa dos mortos, da agricultura, da Caçada Mística .

 O seu culto iniciou-se na região da Ásia Menor e espalhou-se por diversos territórios da Grécia Antiga. Sob o antigo título grego, Potnia Theron, também foi associada à Deusa-Mãe minóica, cujo culto remonta ao período neolítico da "Senhora dos animais". Cibele tornou-se uma divindade do ciclo de vida-morte-renascimento ligada à ressurreição do filho e amante Átis.

Essa divindade oriental foi introduzida em Roma na época das guerras púnicas(As Guerras Púnicas consistiram numa série de três conflitos que opuseram a República Romana e a República de Cartago ), por volta de 204 a.C.

Sua adoção em Roma, e no Lácio(região da Itália central), é feita após a latinização de seu nome, tornando-se Magna Mater, a "Grande Mãe" do Monte Ida, situado próximo a Troia, o que remonta a lenda de Eneias, retratada por Virgílio na Eneida. Na ocasião, os romanos mandaram vir de Pessinunte, terra do rei Midas e onde se encontrava o templo principal dedicado à Deusa, uma pedra negra que a simbolizava.

Seus sacerdotes, os galli, são importados e a renovação desse sacerdócio é feita do mesmo modo, pois a castração, ritual presente na iniciação dessas pessoas, não era algo admissível a um romano. É construído no monte Palatino um templo à Deusa e seus rituais entram no calendário religioso oficial da cidade de Roma. Era acompanhada por um guia e amante, Átis, cujo culto, suspeito aos olhos dos romanos, só foi liberado realmente pelo imperador Cláudio.

Era representada como uma mulher madura, com grandes seios, coroada com espigas de trigo, vestida com flores e folhas e carregando várias chaves, também era representada com uma coroa de muralhas, que simboliza o seu poder militar como protetora e, ao mesmo tempo, arrasadora de cidades, com leões por perto ou num carro puxado por esses animais e uma cornucópia, o corno (chifre) da abundância, referente a fertilidade e riqueza.
Cibele possuía seus próprios Mistérios sagrados, do mesmo modo que as deusas Perséfone e Deméter. Suas cerimônias eram celebradas à noite, pois ela era a Rainha da Noite. Era também conhecida por possuir uma profunda sabedoria a qual compartilhava apenas com seus seguidores legítimos.


O templo de Cibele, em Roma, foi transformado pela Igreja Católica na atual Basílica de São Pedro, no século IV, quando uma seita de cristãos montanheses, que ainda veneravam Cibele e admitiam mulheres como sacerdotes, foi declarada herética, sendo abolida e seus seguidores queimados vivos.


No início do mês de abril comemora-se as Megalésias festas romanas em honra de Cibele, a Mãe dos Deuses.





               http://sagrado-feminino.blogspot.com.br/2009/05/cibelea-magna-mater.html
               Almanaque Wicca 2013
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário