COVEN

SEJAM BEM VINDOS, SIND WILLKOMMEN, SONO I BENVENUTI, ARE WELCOME, ER VELKOMMEN

Ética na Bruxaria



Ética na Bruxaria

Antes de começarmos falando sobre a ética na bruxaria precisamos diferenciar ética, moral e lei.

Ética é um conjunto de valores e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela governa nossas escolhas na vida, nossas ações e nosso comportamento em relação aos outros.

Moral se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura, de uma religião.

Lei são regras criadas por legisladores com o propósito de manter-nos todos organizados em uma sociedade funcional e governável.

Observando estes três conceitos podemos perceber que sendo wiccano ou não temos que seguir as normas que a sociedade nos impõe. E por ser wiccano nossa responsabilidade é ainda maior, pois temos o poder de mudar realidades e é por causa deste poder que temos uma responsabilidade maior. Temos o poder de mudar nossa vida e de outras pessoas tanto para o bem quanto para o mal, isso vai depender da índole do bruxo, porque as leis da magia e de seu funcionamento são as mesmas para qualquer sistema mágico.
Um bruxo de boa índole, certamente só fará magia positiva, mas seus conhecimentos também são capazes de fazer magia negativa. Um bom bruxo nunca sacrificaria um animal para conseguir o que deseja, enquanto que um mau bruxo nem pensaria.
O principal código de ética (já que cada bruxo cria o seu de acordo com sua tradição) na wicca é:

Faça o que quiser, contanto que, não prejudique ninguém, nem a você mesmo”

Isto serve para nos lembrar que existem várias conseqüências nos nossos atos e nós devemos sempre considerar todos os resultados possíveis antes de agirmos.
Outro ensinamento da bruxaria é a Lei do Retorno Triplo, que faz com que todas as nossas ações (boas ou más), acabem retornando para nós mais cedo ou mais tarde.
 A wicca por ser uma religião sem regras fixas a serem seguidas, cada bruxo cria as suas próprias regras, mas respeitando as leis, praticando magia com consciência.
Fontes: www. suapesquisa.com
            www. brasilescola.com
              www.jurisway.org.br

2 comentários:

  1. Me perdoem a abençoada ignorância que me faz buscar o conhecimento! Se cada bruxo tem suas próprias regras o que para mim é muito subjetivo pois depende da formação moral do bruxo. A bruxaria acaba se tornando uma prática onde a linha divisória entre fazer o bem ou mal é muito tênue, uma vez que posso fazer o mal acreditando que isto é bom para mim ou para alguém que eu goste! Como se formam os Covens sem regras disciplinares mínimas?? Como se evita que um coven se torne uma anarquia de bruxos com diferentes formas pensar e de agir???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A formação moral de um bruxo realmente é algo subjetivo, pois depende de sua educação familiar. Sendo dessa maneira não dependendo somente da religião e sim também da família.

      É verdade dizer que cada bruxo tem suas próprias regras, mas mesmo assim tem que seguir as regras, leis e dogmas da Wicca. Como em qualquer religião existe pessoas que dizem seguir as regras e leis de sua religião, mas na realidade não seguem. Quando se pertence a um coven deve-se seguir também as regras do coven. Então a linha entre o bem e o mal é bem clara e definida para todos não importa a religião.

      Referente aos covens, existe sim covens sem regras definidas, mais com ou sem regras definidas todos devem seguir as regras, leis e dogmas da Wicca.

      Como em qualquer outra religião tem pessoas que pensam e agem de forma diferente, não seria diferente na Wicca, um coven anárquico é um coven sem uma liderança fixa mais possui ordem que é aceita por todos.

      Espero ter respondido suas perguntas e caso deseje fazer mais, estamos a sua disposição. Agradecemos pelo seu comentário.

      Excluir