COVEN

SEJAM BEM VINDOS, SIND WILLKOMMEN, SONO I BENVENUTI, ARE WELCOME, ER VELKOMMEN

domingo, 20 de janeiro de 2013

LUGHNASADH



LUGHNASADH

 Fonte imagem: http://3.bp.blogspot.com/_dyqY5sKmh68/S1gzgI8UiUI/AAAAAAAAAME/7UPhYV5jAv4/s320/trigo_1.jpg

Lammas é o nome cristão adotado na era medieval e significa "muito pão", pois pães eram assados nesse dia com os primeiros grãos colhidos, fruto do que havia sido plantado em Beltane e eles permaneceram nos altares das igrejas como formas de agradecimento às boas colheitas. Lammas é tipicamente uma festa agrícola.

No gaélico irlandês, a festa é chamada de Lughnasadh, e é dedicada ao Deus Sol Celta Lugh. Na mitologia celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo.
Esse festival tem dois aspectos principais:
1               Honrar o Deus Lugh, filho adotivo de Tailtiu, por
meio dos antigos festivais de fogo célticos que provavelmente representavam
cerimônias funerárias em sua honra.
2       Já em seu aspecto de Lammas, representa o banquete saxônio de Pão, no
qual era consumido o pão ritual, representando assim o fruto da primeira
colheita.
Uma outra visão do festival, liga-o diretamente a Litha. O Rei do Milho, ferido fatalmente em Litha, está morto e seu corpo se espalha pelos campos na forma de milho, pronto pra ser colhido. Não haverá fome durante o longo inverno que se aproxima e seu sangue correrá em nossas veias. É tempo de agradecer ao Deus por seu sacrifício que permite-nos obter por meio do seu corpo o alimento necessário. É época de colher o que plantamos.

É costume de Lughnasadh que se façam bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os Deuses, que nesse festival são chamados Senhor e Senhora do Milho. Durante a cerimônia do festival, o boneco representando o Deus do milho é queimado, para nos lembrar do sacrifício do Senhor do Milho, assim como de que devemos nos livrar de tudo que é antigo e desgastado para que possamos colher uma nova vida.

Pesquisa: Wicca A Bruxaria saindo das Sombras MillenniuM

Post Relacionado: Ritual de Lughnasadh
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário