COVEN

SEJAM BEM VINDOS, SIND WILLKOMMEN, SONO I BENVENUTI, ARE WELCOME, ER VELKOMMEN

sábado, 3 de março de 2012

NORTE OU SUL?



NORTE OU SUL?


Devemos seguir a Roda do Ano com as datas pelo Hemisfério Norte ou pelo Hemisfério Sul?
Praticantes que adotam, para a comemoração de seus Sabbaths, datas do Hemis­fério Norte, normalmente alegam que, tendo sido a Europa o berço da bruxaria, ou mesmo Wicca como conhecemos atualmente, com um maior número de praticantes e o
tradicionalismo das datas, estariam ligando-se a um egrégora * mais bem fundamentado e poderoso.
Não quero aqui tirar a razão desse pensamento ocultista, mas, a meu ver, seguindo os 13 princípios da bruxaria (conselho Gardneriano), em suas primeiras linhas, seremos capazes de ler:
"Nós praticamos ritos para nos alinharmos ao ritmo natural das forças vitais, marcados pelas fases da Lua e aos feriados sazonais."
A troca de hemisférios demanda automaticamente a troca de estações, inverno pelo verão, etc. Assim, em minha opinião prática, não conseguiria estar em pleno verão rendendo graças ao inverno. Uma questão de escolha simples e ligada à energia. Se praticamos ritos (Sabbaths e Esbbaths) para nos alinharmos ao ritmo natural (natureza, estação) das forças vitais, como fazê-lo não estando exatamente na estação ligada ao festival? Mas essa é uma opinião, respeito os que conseguem festejar um festival de inverno estando sua área geográfica em pleno verão, eu apenas é que não conseguiria.
* Egrégora - A origem do termo EGRÉGORA é a mesma de "gregário", do latim gragariu: que faz parte da grei, ou seja, rebanho, congregação, sociedade, conjunto de pessoas. No plano da espiritualidade, usa-se o nome egrégora para designar um grupo vibracional, um campo de energia sutil em que congregamos forças, pensamentos ou vibrações com um determinado fim ou direcionamento espiritual. (M.T. Piacentini).

Trecho do livro: A Wicca Saindo das Sombras. MillenniuM


Um comentário:

  1. Estava aqui pesquisando sobre o tema e cheguei até aqui. Eu não faço parte dos que acredita na egrégora, apenas dos que observam a natureza e ao fazê-lo percebo que o planeta inteiro parece viver um equilibrio em certos momentos.
    Aqui em São Paulo as estações não são bem definidas. As vezes, as quatro estações nos abraçam ao longo de um mesmo dia. Hoje por exemplo, após o samhain está frio e todo o calor que antecedeu o ritual desapareceu. Não sei por quantos dias a paisagem será assim, mas há outras coisas que observo ao longo dos dias. Enfim, eu tentei celebrar pelo sul, mas me senti perdida, desorientada, talvez o tenha sido assim por ter nascido na Itália. Não sei dizer-te, mas eu não consegui realizar os meus rituais. Tentei durante algum tempo, mas não deu certo.
    bacio

    ResponderExcluir